Quarta-feira, 7 de Novembro de 2007
Desculpem a minha ignorância, mas para mim Piaçaba é aquele objecto que, normalmente, se encontra próximo da sanita e ao qual cabe a tarefa de limpar quaisquer vestígios que possam desagradar o próximo que levanta a tampa da sanita! Pelo que nunca percebi o porquê de variados blogs apresentarem uma faixa nos cantos superiores direito ou esquerdo a dizer "Este blog diz Piaçaba!" desde que criei o blog e que vagueio pelo universo da blogesfera ...

Em conversa com o meu J., o qual devo dizer é um fã devoto do Gato Fedorento, sabe os sketch quase todos ao pormenor...ele já me tinha dito que as tais faixas deviam estar relacionadas com um dito episódio dos Incorrigíveis ....mas eu não satisfeita e continuando na perfeita ignorância (sim, eu admito...eu não vejo o Gato Fedorento com muita frequência, o porquê não sei explicar) decidi investigar e inteirar-me de toda a situação.

Eis que descobri mais do que procurava...

Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, Piaçaba é o nome das palmeiras que produzem as fibras empregadas no fabrico de vassouras; vassoura de piaçaba. Pois é...aqui está uma coisa que eu não sabia, segundo li a piaçaba (nome científico: Attalea funifera) é uma palmeira nativa do Brasil, podendo também ser designada pelo seu nome vulgar – piaçava, de origem tupi, cuja tradução é “planta fibrosa” e com a qual se faz utensílios caseiros A fibra longa, resistente, rígida, lisa, de textura impermeável e altamente flexível é extraída das margens dos pecíolos e utilizada na confecção de vassouras e escovas. Daí deprendo que o nome que damos ao objecto que nos é tão "familiar" tenha origem nesta planta.

Encontrei o tão procurado sketch do Ricardo Araújo Pereira e o dito piaçaba!!! O qual confesso que adorei e devo dizer  que a explicação no blog Piaçaba também me ajudou a perceber o meu "enigma". Por fim, descobri também um site da Universidade de Évora que ensina como se usa um piaçaba (só para descontrair lol)...

(

Acho que encontraria mais coisas interessantes sobre o piaçaba se a minha busca incessante continuasse..mas fiquei esclarecida! E já agora eu digo PIAÇABA =)
Da ignorância nasce a procura pelo saber e, consequentemente, a aprendizagem....

sinto-me:

publicado por Teresa às 19:45 | link do post | comentar

4 Comentários:
De Lil a 8 de Novembro de 2007 às 13:48
:) fiquei ainda mais hipersupermega culta com a especificação da universidade :)


De Maria a 9 de Novembro de 2007 às 16:35
A Universidade de Évora não terá outras coisas para ensinar?!!! Por favor! Ele há com cada uma!!!


De Teresa a 9 de Novembro de 2007 às 19:24
Dado os comentários da Lil e Suspeita referentes a este post , venho esclarecer que a imagem demonstrativa de como se usa o piaçaba foi retirada da página pessoal de um professor da Universidade de Évora, seja como for, não deixa de ser oportuno perguntar...Que professores temos nós (quem ainda estuda actualmente) hoje em dia???


De RonWelty a 10 de Novembro de 2007 às 10:46
muito bem :D o teu blog cresceu muito :D

visita o meu novo blog, já que o resto não deu em nada eheh

www.comeoutandplay.blogs.sapo.pt


Comentar post

Quem sou & onde estou...

Caracolinho é alcunha claro está! Digo-vos que me assenta que nem uma luva...Gosto da minha concha, de me sentir protegida, quanto ao resto... tenho um mundo inteiro para descobrir e desbravar, talvez me encontre verdadeiramente num recanto qualquer. A vida é feita de encontros e desencontros e agora começo a percebê-lo!

Perfil

Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Postcards Exchange
101 Things on 1001 Days

Lista de Tarefas


(49/101) 49% Realizadas!
Posts recentes

A minha última palavra...

"O Último Livro"

Just saying...

#45 Época do Tomate

#44 Praia (1ºdia)

#43

#42 Chocolate Heart

#30 Just love crocs!

#29 Made by me & for me (...

#28 Fim-de-semana X(X)L

comentários recentes
Boa tarde,O anti inflamatório que tomei foi o beta...
Não, isto aconteceu num laboratório! :)
Boa noite,Qual anti inflamatório seu médico lhe in...
faz parte de um parque natural??
estes comentadores sao muito perversos!! o:
Tags

todas as tags

Posts mais comentados
Links
Dedução de despesas com saude animal em IRS
Baú de posts
blogs SAPO
Add to Technorati Favorites