Sexta-feira, 30 de Maio de 2008

No início da semana foi-me proposto o convite de ir almoçar com o pessoal do laboratório (incluíndo chefão que é o meu orientador), eles não convivem muito fora do trabalho, nunca almoçam juntos, dado que aceitei prontamente.

Inicialmente o almoço ia ser na casa de campo do chefe, mas hoje quando cheguei disseram-me que tinha havido mudança de planos...Íamos almoçar num restaurante, perguntam-me se gosto de Gazpacho Manchego e eu digo que nunca provei, disseram-me que era forte, tinha carne e massa...enfim não souberam explicar muito bem, mas disseram que era típico. Como tinha carne e massa, pensei não pode ser assim tão mau e  vou numa de experimentar, o meu orientador já foi muitas vezes a Portugal e disse-me que era tipo o nosso cozido (o nosso cozido não tem massa, mas adiante...).

14h e tal da tarde chegámos ao restaurante "La Pousada" em Abanilla - Murcia, simpático o localzinho, típico espanhol...muita cor misturada, mas acolhedor! Entradas e tal, até que vem o famoso do Gazpacho Manchego, cheirava bem (respirei de alívio :P), mas à primeira vista não tinha nada a ver com o nosso cozido! Provei e gostei, não é que tenha adorado, mas come-se bem...tinha massa, carne (infelizmente acho que era de coelho :S mas comeu-se...), caracóis grandes (quando vi fiquei pasmada a olhar, acho que ninguém deu conta...) e depois bastante molho, claro que o molho é que dá o charme e gosto ao prato, pareceu-me que tinha bastantes especiarias e ervas, mas não se notava o gosto daí que consegui comer e apreciar! (para quem não sabe, detesto ervas aromáticas na comida). Concluíndo, o prato é muy rico, apetitoso e aconselho a experimentarem se vierem para estes lados, mas não é assim tão forte, temos pratos portugueses muito mais fortes!

O almoço em si foi descontraído, o meu orientador muda tanto quando está fora do laboratório, é incrível...fica tipo uma pessoa mesmo simples e como bom espanhol que é não há aquelas frescuras de tratar por você ou falar à sec. XV como eles dizem que nós falamos uns com os outros, principalmente com pessoas de mais idade, nisto tenho de concordar que os espanhóis têm razão, para se ter respeito não é preciso andar com tanto cuidado a falar. A conversa foi do mais variado que possam imaginar, passou também por palavras portuguesas, até que chegou ao limite do meu orientador explicar aos outros que em Portugal tinham que ter cuidado se dissessem a palavra pilhas (sim é isso mesmo que estão a pensar...), isto porque o meu professor é como eu, entende tudo que falamos em português mas não fala (eu na versão espanhola)...então foi giro ver a explicação dele aos outros espanhóis entre pilhas e pilas!!! Depois há piadas que não atingi, mas deve ser normal...de resto há uma constante ironia e picardanço entre todos, é mesmo esquisito, parece que estão constantemente a gozar uns com os outros de forma muito educada e subtil! Saímos às 17h do restaurante e resta-me dizer que também gostam de beber bem ao almoço...

Depois lá fomos ver a casa de campo, acho que já estavam todos fartos de aturar o chefe só notava risinhos entre eles...acho que isto deve ser normal entre os espanhóis, mas faz-me confusão parece que estam sempre a troçar, mas eles levam tudo numa boa!

E assim foi um almoço diferente...

sinto-me: com gazpacho no bucho