Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2010

Eu até podia escrever sobre o meu primeiro tratamento de acupunctura, mas fica para outro dia...porque vi e ouvi uma conversa num daqueles programas matinais que me revoltou e me fez pensar que o mundo está mesmo perdido e  que já não há valores como os de antigamente.

 

A conversa era sobre o tratamento com hormonas de crescimento nas crianças. Falou-se das crianças em que é diagnosticado algum problema de crescimento e após uma série de análises é aconselhado o tratamento com hormonas de crescimento, não sendo este estritamente necessário...as crianças não terão qualquer problema apenas terão estatura reduzida (podem ser discriminados pela sociedade, mas isso é outra conversa!). Nestes casos, o tratamento é comparticipado pelo estado. Esta parte eu até compreendo, agora parece que está na moda os pais quererem que os filhos sejam altos e espadaúdos só porque sim e porque podem pagar o tratamento que não é nada barato e que nestes casos nem se pode designar de tratamento como bem disse o médico, visto as crianças são completamente saudáveis, é apenas um capricho dos pais. Talvez a culpa seja da sociedade que "prefere" as pessoas altas e elegantes, não sei...talvez eu não entenda porque não sou mãe, mas sempre pensei que os pais querem é que os filhos sejam saudáveis e felizes (ponto final). Mas parece que afinal não querem só que sejam saudáveis e felizes, querem um modelo do que a sociedade impõe, querem que o(s) filho(s) sejam os mais bonitos, mais altos, mais isto e aquilo, os melhores em tudo! Estou a esquecer-me de uma parte que considero muito importante, não se sabe os potenciais riscos que este 'tratamento' pode causar nas crianças saudáveis a longo-médio prazo...só se saberá daqui a uns anos quando houver uma maior amostragem de dados, mas é sabido que pode desencadear problemas vasculares, respiratórios e tumores malignos, agora pergunto-me eu...como é que um pai pode querer que o filho SAUDÁVEL seja sujeito a uma série diária de injecções só para ficar uns centímetros mais alto, correndo o risco de lhe prejudicar a sua saúde no futuro?!

 

Eu luto há 26 anos para ser saudável, coisa que nunca vou ser verdadeiramente porque não se podem mudar os genes, mas luto para pelo menos não ter dores e ter a qualidade de vida de uma pessoa saudável qualquer (e isso implica também muito dinheiro, que infelizmente nem todas as pessoas com doenças crónicas têm), e é por isso que estas coisas, pessoas, mentalidades me fazem ter vergonha do caminho que o Homem está a tomar, por mais que tente compreender as razões não consigo entender ...parece-me que brincam com a vida só porque podem seja financeiramente ou para parecer bem no seu meiozinho!

 

* esta é a minha opinião, e com base na conversa sobre o tema onde participaram 2 médicos e 1 psicóloga, se alguém não concordar ou souber mais sobre o tema é só chegar-se à frente (que é como quem diz, comente!). Às vezes, também se fala de coisas sérias aqui no blog!


sinto-me:

publicado por Teresa às 22:59 | link do post | comentar

6 Comentários:
De Jorge Soares a 14 de Janeiro de 2010 às 00:38
Olá


É realmente incrível  que este tipo de coisas possa acontecer, os médicos deveriam ser castigados por receitarem ou facilitarem estes tratamentos a seres humanos saudáveis, todos sabemos que pode ser prejudicial mas há muita gente a olhar para o lado... em nome de que valores?


Fazes muito bem em chamar a atenção para estas coisas... 


Beijinho
Jorge


De Sem Nome a 14 de Janeiro de 2010 às 01:28
Eu tenho um primo direito mais velho que eu que em adolescente fez tratamento hormonal devido a ter um elevado atraso no crescimento, hoje tem 1,89 metros lol Fora casos eminentes de atrasos de desenvolvimento/maturação sexual acho que esses mesmos tratamentos não deveriam ser permitidos mas é apenas a minha opinião. Hoje parace que todos querem pertencer a um determinado estereotipo continuando porém a defender a individualidade como um prémio máximo ... hipocrisias sociais tão somente. Pessoas bonitas vão muito além disto e já te dei a minha opinião acerca disso, há pessoas que não têm é que fazer ao tempo e dinheiro. Mas se são felizes assim quem sou eu ... às tantas mais tarde (neste caso em particular) podem arrepender-se sériamente.
Beijinho


De abelhinha a 14 de Janeiro de 2010 às 12:27
Que interessa ter graves problemas vasculares e de circulação ou até estar a morrer com um tumor se for alto?! O que interessa são as aparências...

Eu cá "orgulho-me" do meu 1,56m, dos meus sapatos comprados na secção de crianças e de ter que subir a um banco para alcançar as prateleiras mais elevadas...


 


De DyDa/Flordeliz a 14 de Janeiro de 2010 às 19:56
Não vi o programa.
Mas apetece-me deixar-te um beijo pela frontalidade.
És contra...Assumes!

Mas era para aumentar a altura de pessoas ditas de estatura normal, ou para aumentar o crescimento em pessoas de estatura abaixo do normal????




De Kai a 15 de Janeiro de 2010 às 15:24
Eu vi o início desse tema, e fiquei surpreendido por ver que um clube de futebol fez isso a um jogador e que era legal.. Agora isso por parte dos pais não me espanta. Não sabia que essas hormonas tinham esses efeitos secundários, por isso deixo a dúvida se os pais saberão disso, e se só o fazem realmente por causa da sociedade. Senão... shame!!! E não é nada barato, fiz as contas e custa mais de 15 mil mEur por ano!!Só mesmo que não faz nada ao dinheiro...


Bju


De S a 16 de Janeiro de 2010 às 19:28
Eu também li sobre está notícia e fiquei chocada...


Comentar post

Quem sou & onde estou...

Caracolinho é alcunha claro está! Digo-vos que me assenta que nem uma luva...Gosto da minha concha, de me sentir protegida, quanto ao resto... tenho um mundo inteiro para descobrir e desbravar, talvez me encontre verdadeiramente num recanto qualquer. A vida é feita de encontros e desencontros e agora começo a percebê-lo!

Perfil

Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Postcards Exchange
101 Things on 1001 Days

Lista de Tarefas


(49/101) 49% Realizadas!
Posts recentes

A minha última palavra...

"O Último Livro"

Just saying...

#45 Época do Tomate

#44 Praia (1ºdia)

#43

#42 Chocolate Heart

#30 Just love crocs!

#29 Made by me & for me (...

#28 Fim-de-semana X(X)L

comentários recentes
Boa tarde,O anti inflamatório que tomei foi o beta...
Não, isto aconteceu num laboratório! :)
Boa noite,Qual anti inflamatório seu médico lhe in...
faz parte de um parque natural??
estes comentadores sao muito perversos!! o:
Tags

todas as tags

Posts mais comentados
Links
Dedução de despesas com saude animal em IRS
Baú de posts
blogs SAPO
Add to Technorati Favorites