Quinta-feira, 7 de Janeiro de 2010

A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, é provavelmente o livro que li mais bem escrito nos últimos tempos, com uma história intensa cheia de verdades históricas e de fantasia à mistura...um excelente livro. Livros como este, tal como aconteceu quando li Os Maias (que ao contrário de muitos jovens na minha altura de aluna, li todo e gostei muito!), demoram a despertar o click em mim, mas assim que desperta o bichinho pela história, só quero é chegar à última página.

 

A história decorre em Barcelona na primeira metade do século XX, na ditadura de franco, são descritos pormenores da opressão e medo que caracterizava a época, a pobreza de uns e a riqueza de outros, tudo escrito com um detalhe que gosto tanto...que me faz transportar para o local junto das personagens. A personagem principal é um menino de 11 anos, Daniel Sempere, que no dia do seu aniversário recebe como presente do seu pai uma visita ao cemitério dos livros esquecidos e a partir daqui desenrola-se um sem número de histórias interligadas, amizades, encontros e desencontros, o mistério dos livros esquecidos, duas grandes histórias de amor e todo o panorama histórico que se vivia na Barcelona daqueles anos. No final da história suspirei e fechei o livro com um sentimento bom, é daqueles livros que gostava que não tivessem fim...gostava de de continuar a ler a história daquele menino que se transformou em homem no decorrer daquelas 464 páginas. 

 

Quero ler O Jogo do Anjo, mas vou esperar mais uns tempos...ler livros do mesmo autor seguidos por experiência própria não dá bom resultado, normalmente decepciono-me sempre e como tenho uma Grande expectativa quanto a este livro também, vou aguardar.

 

Depois deste, li Feitiços de Amor de Barbara Bretton, este bem mais ligeiro...daquelas histórias femininas de trazer por casa,  não contribuem em nada para a cultura geral, não nos ensinam nada, mas que mesmo assim nos fazem sentir tão bem e dão-nos um prazer literário que só por si compensa tudo! Fazem-me sorrir e esquecer que o mundo não é cor-de-rosa, e isso por vezes chega para gostar de um livro que podia ser de pura lamechice.

 

A vida em Sugar Maple podia ser como  a de outra vila qualquer...não fosse esta vila turística esconder um segredo de todos os seus visitantes, esta é uma terra encantada onde habitam todos os seres míticos, mágicos e até aterradores de todas as histórias, fadas, duendes, vampiros, feiticeiras, gnomos, todos vivem em Sugar Maple e todos passam despercebidos...ahh e claro, Chloe Hobbs, a única que não tem poderes mágicos e que tem a difícil tarefa de proteger a sua terra, para isso terá que se apaixonar... Tudo é perfeito, até ao dia em que ocorre o primeiro crime na vila e um polícia humano, Luke MacKenzie, é destacado para investigar o crime e viver na vilazinha onde nada de errado acontece! Será que esta vila é assim tão perfeita? Será que a Chloe consegue "resistir" a um humano? Será que o amor é mais forte que todos os poderes mágicos...esta é definitivamente um história de encantar!


sinto-me: leitora

publicado por Teresa às 16:21 | link do post | comentar

10 Comentários:
De Inês ;) a 7 de Janeiro de 2010 às 17:22
:) Eu li eu li!!!
A sombra do vento é dos melhores livros que já li! Adorei!!
E já li também o jogo do anjo, e gostei muito, confesso qeu gostei mais do primeiro, o jogo do anjo é um bocado no seguimento da sombra do vento, e muito parecido! Mas lê, vale a pena!

(li os dois duas vezes!!! lol)

Beijocas


De Sem Nome a 7 de Janeiro de 2010 às 17:29
Eu digo muitas vezes na palhaçada "Quem Estou, onde sou..." xD Era na altura a Magda do  Sai de baixo que usava a frase. Isto está pink !! Girl Power !! \o/
Em relação aos livros não li as descrições ... quero assim mesmo muito ler "A sombra do vento" só oiço maravilhas a respeito. Só que ando com um problema a vontade é nula não leio nada e olha que tenho muito para ler ... enfim tenho que tratar definitivamente disto. E agora em termos de crítica mais apertada, podes ainda melhorar o design deste conceito que aplicaste !! =) Mas parabéns já fazes coisas que o comum dos mortais não faz =P
Beijinho


De S a 7 de Janeiro de 2010 às 21:55
Eu li Os Maias todo, mas não gosto muito da história, a época do realismo não me cativou muito, o excesso das descrições e a história que eu achava impossível de acontecer...
Fiquei curiosa em relação aos dois livros...


De Cláudia Oliveira a 11 de Janeiro de 2010 às 11:19
Quando dizes que a Sombra do Vento foi provavelmente o melhor livro  que leste, tenho de confessar que tmb foi o meu. Adorei.


De Catherine a 11 de Janeiro de 2010 às 16:01
A Sombra do Vento foi uma das minhas últimas aquisições e não podia estar mais de acordo contigo! Já os Maias não me conseguiram cativar, gostei mais do "A cidade e as serras", aconselho vivamente! ;)


Tenho a dizer que este blog foi um achado muito agradável! 


beijinho, 


Catherine


De Anónimo a 12 de Janeiro de 2010 às 15:50
Boa tarde,

descobri o seu blog nos destaques do sapo e confesso que ainda só li este post.

Tinha de comentar porque a "Sombra do Vento" também fez em mim aquele click. Não o sentia há anos. É fenomenal.

Leia o "Jogo do Anjo", vale mesmo a pena e a sequência certa para os ler é mesmo esta. Não vou revelar mais, para não perder o interesse.

Digo só que vale mesmo a pensa.


De woman a 12 de Janeiro de 2010 às 21:26
Também tenho que concordar... A Sombra do Vento é dos melhores livros que li nos últimos tempos! Encontrei-o por acaso, sem grandes expectativas até e fiquei a adorar ;)


 


De woman a 12 de Janeiro de 2010 às 21:29
Ahh também gostei muito dos Maias. Na verdade não me posso queixar porque de todos os livros que li lá atrás no secundário só não gostei de um:
Viagens na minha terra!
Acho que é mesmo dos poucos livros que abomino.


De abelhinha a 14 de Janeiro de 2010 às 12:32
A Sombra do Vento está na minha lista dos próximos a ler... ;)


De Kai a 15 de Janeiro de 2010 às 15:13
Vou ter de apontar a sombra do vento, porque adorei a descrição que fizeste: o chegar ao fim e ter o sentimento de que o livro devia continuar. É o que eu gosto nos livros.


Agora explica-me: esse da vilao onde há poderes mágicos é o da Barbara Bretton? É que esse também me interessou...
Lá vou eu gastar mais dinheiro..


Bju


Comentar post

Quem sou & onde estou...

Caracolinho é alcunha claro está! Digo-vos que me assenta que nem uma luva...Gosto da minha concha, de me sentir protegida, quanto ao resto... tenho um mundo inteiro para descobrir e desbravar, talvez me encontre verdadeiramente num recanto qualquer. A vida é feita de encontros e desencontros e agora começo a percebê-lo!

Perfil

Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Postcards Exchange
101 Things on 1001 Days

Lista de Tarefas


(49/101) 49% Realizadas!
Posts recentes

A minha última palavra...

"O Último Livro"

Just saying...

#45 Época do Tomate

#44 Praia (1ºdia)

#43

#42 Chocolate Heart

#30 Just love crocs!

#29 Made by me & for me (...

#28 Fim-de-semana X(X)L

comentários recentes
Boa tarde,O anti inflamatório que tomei foi o beta...
Não, isto aconteceu num laboratório! :)
Boa noite,Qual anti inflamatório seu médico lhe in...
faz parte de um parque natural??
estes comentadores sao muito perversos!! o:
Tags

todas as tags

Posts mais comentados
Links
Dedução de despesas com saude animal em IRS
Baú de posts
blogs SAPO
Add to Technorati Favorites